Monday, October 6, 2008

Blindness


Esse sábado fui assistir "Ensaio sobre a Cegueira".

Filme, bom. Forte.

Já vale só pelo Mark Ruffalo.

E vale mais ainda por fazer pensar.


E pensei...


... o ser humano tem sim uma natureza destrutiva em si que está prestes a aflorar assim que se tenha a oportunidade.

Nem digo que seja necessário se encontrar em uma situação extrema como a do filme. Basta uma fechada no trânsito, uma palavra mais dura, o sentimento de medo, o sentimento de superioridade, o sentimento de inferioridade, o de injustiça, o de tirar vantagem de tudo a qualquer preço...


VEJA o que fizemos com o planeta... com o rio Tietê (que é cenário do filme e cenário do meu dia a dia)

VEJA o que fazemos com os outros... segregamos o que é diferente... julgamos e condenamos.


... o que salva (ou não) o ser humano é seu afeto...


Se eu te gosto... te cuido... te acho lindo... te levo pra casa... te alimento...


E sempre existe a esperança de voltar a enxergar.

3 comments:

Fernanda MBem said...

Que lindo, Paul... deu vontade de chorar e de sorrir ao mesmo tempo.

Adorei o filme também, mas fiquei bem pensativa tmb.
Concordo muito que vivemos todos no escuro (ou na claridade como no filme) mas é preciso também pensar que podemos voltar a enxergar, senão é escuro demais...

Ai ai ...
Muito lindo o texto, nega!

Mesmo. Deu vontade de ver o filme de novo!

Luv ya! :_ _ _]

Unknown said...

Sabe, Paulinha...falei isso para a Fê e vou repetir para vc...nesses dias de bolha(s), pensei muito.

Pensei em muita coisa, inclusive no que o filme causou em mim...

E te digo q é bom ter a esperança de voltar a enxergar e de continuar confiando nas pessoas...são os reflexos que a Fê mencionou...

Amo ter vcs em meu reflexo...todos os dias!

Amo.

Pat S said...

Te digo que volto mais tarde.
Tô tentando forte assistir esse filme.
Vou tentar com mais ânimo, como dizem nos videokês.

Volto depois, tá?

Tchau.